top of page

Sobre Ci Barros

intr.png
AtDArt Proct.png

Ci Barros

Artista Plástica (Gravura/Pintura) / Fotógrafa Artística / Escritora / Criadora de Conteúdo Digital 



Ci Barros nasceu em Lisboa, a 16 de Setembro de 1978.
 

O seu percurso profissional iniciou-se na área da Contabilidade e Gestão - sendo, paralelamente, Explicadora. No entanto, também estudou "Arte & Design", apaixonando-se, no seu percurso de vida, pela forma poética, por transferir emoções, reflexões e inquietudes... para uma singela folha de papel em branco.
 

A sua Expressão Artística é, assim, visível de várias formas pois, expressa-se tanto pela Gravura como pela Pintura, Fotografia Artística, Artesanato... bem como, pelo padrão poético de expressão, onde a conexão entre inspiração e a natureza do "tudo", se traduzem numa aprendizagem contínua.
 

As suas diversas Criações assumem um revestimento de Representatividade. Captam vários estágios de evolução/motivação, tema e óptica de observação – oscilando desde o jovial do imaginário ao abstracto simbólico, do conceito de percepção ao pensamento em constante construção. A sua Mensagem Artística posiciona-se pela Representatividade da Identidade Feminina e pela Protecção da Infância, bem como, se posiciona pelas questões relativas à Protecção Ambiental.
 

Para além de Exposições Particulares e Divulgações Online anteriores, inaugurou uma Exposição de Arte no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sôr, expondo as suas Criações de Pintura, Gravura, Artesanato e Fotografia Artística: Exposição "Atelier D'Arte" (2016). Esteve, igualmente, presente na Exposição Colectiva de Artistas do Município de Ponte de Sôr, com três Obras de sua autoria, representativas da sua abordagem criativa: Gravura, Pintura e Poesia – com um poema retirado da sua Obra Poética “Atelier dos Sentidos” ("Chiado Editora", 2017), Obra, a qual, apresentou, para além do Evento de lançamento, efectivado no já referido Centro, também no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sôr, junto do público mais jovem e entusiasta. Viria a repetir a sua presença, neste mesmo Agrupamento, com a apresentação de outra sua Obra Poética, posterior.
 

Com a já mencionada Obra, estabelece a ligação entre a sua expressão artística principal e a sua principal motivação de escrita: a mente e a sensibilidade da pessoa que observa, reflecte e entende, que se reencontra na criatividade dos traços e nas "dobras das letras" – por entre um “atelier (sempre inacabado) de sentidos, de essências e de contextos... em constante aperfeiçoamento e desenvolvimento”. Ainda, a partir dessa mesma criação literária, foram extraídos três poemas - presentes nas três Antologias de Poesia “Entre o Sono e o Sonho” (Vol. VIII, X e XI - Tomo I) da "Chiado Editora"... Antologias Poéticas, as quais, reúnem "mais de mil poemas e autores contemporâneos". Alguns dos poemas, dessa mesma Obra ("Genuína Forma de Estar" e “Não Desisto”), foram já interpretados, diversas vezes, pela actriz Io Appolloni, sendo o Poema "Não Desisto" adaptado, na sua interpretação, pela própria actriz. Presente está, igualmente, mais uma referência poética sua, na Obra “Três quartos de um Amor” (Volume I), bem como na Antologia de Poesia Livre "Liberdade" (Volume I), da já referida Editora.
 

A 22 de Setembro de 2018, lançou a Obra “Improvisos”, novamente, com Ilustrações e Poemas de sua autoria – pela “Alfarroba Edições”.

Já a 8 de Março de 2019, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, inaugurou a Exposição “Ensaios de Traço & Luz” na Biblioteca do AEPS, onde ainda, no dia 11 desse mesmo mês, abordou a temática da importância e do significado do Livro, no espaço “Ler em Família” - ao lado da sua Filha.

 

Ambas, a 4 de Maio de 2019 e integrado na celebração do Dia da Mãe, inauguraram a Exposição "Arte & Sentimento” – Ci Barros/MirianBD (Pintura/Gravura/Fotografia/Artesanato), no Centro de Formação e Cultura Contemporânea de Ponte de Sôr, no mesmo espaço onde, dias depois, Ci Barros participou na 8ª Feira do Livro, desse Município.
 

Em Agosto, do mesmo ano, elaborou uma Intervenção Artística na ala de entrada do "Jardim de Infância Nossa Senhora da Conceição", no âmbito do "Projecto Social - Ci Barros"©, um Projecto Solidário em que doou a sua vertente artística em prol das Crianças, Encarregados de Educação e Colaboradoras (dessa Instituição), direccionado a atenção do público para necessária cooperação, em sociedade, junto das instituições válidas que o necessitem, na medida do que for possível a cada um.
 

Ainda no âmbito desse mesmo Projecto Social, integrando a sua Colecção Artística "Elementos" (que aborda o Despertar da Consciência Global para questões essenciais à existência e sobrevivência da Vida no planeta), em adaptação para os Contos Infantis de Rudson Xaulin, elaborou um Projecto Ilustrativo Solidário, com a sua Filha e para tais Contos (de 2019 a 2021), sendo que esta Colectânea do Autor também se destina a Escolas Brasileiras: de novo ao Público mais Jovem pois, as Crianças, são as sementes do Futuro.
 

No "Jornal Aponte" - pelo seu cariz enaltecedor da vertente cultural - o seu registo é inevitável, no âmbito do seu Projecto Social, tendo a sua presença poética desde 2017; presença, a qual, é complementada com o seu registo ilustrativo. Já em 2020, participa na Obra "Quarentena - Memórias de um País Confinado", da "Chiado Books".
 

Ainda, no seguimento do seu Projecto Solidário e perante a situação global, em 2020, reúne alguns dos seus "Colegas de Arte" numa Exposição que tem por objectivo contribuir, através da Arte, para a Saúde Mental Individual e Colectiva: "Exposição 2020", sendo a Artista Anfitriã num Colectivo total de 19 Artistas, nacionais e internacionais.
 

Ainda em Abril de 2020, pelo seu Projecto Social, participou na Exposição Internacional Colectiva OnLine: "Cajas Intervenidas|Acción SORORA" (Instituto de Expresión Visual - FFHA - UNSJ), cujo tema visava o Repúdio à Violência contra a Mulher. No mesmo mês, participou, ainda, em outra Exposição Colectiva Internacional OnLine: "Salas del IEV Intervenidas|Muestras Imposibles", igualmente pelo Instituto de Expresión Visual de la Facultad de Filosofía, Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de San Juan.
 

Em Maio de 2020 participou no Projecto Expositivo Colectivo OnLine “While Nobody’s Watching” (People & Paintings Gallery - NYC). Ainda, deu início a uma Galeria de Arte OnLine ("Atelier D’Arte de Ci Barros - OnLine Gallery"©), integrada no seu Projecto Solidário, a 21 de Maio de 2020 (Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento). Já a 7 de Julho de 2020, deixa mais uma Participação Internacional no "July Online - Open Mic" de Ponder Savant.
 

Organizadora da Exposição Solidária Colectiva Online, "Todos, Somos Um" (18 de Agosto de 2020, “Atelier D’Arte de Ci Barros - OnLine Gallery”©), reunindo um Colectivo de 6 Artistas e igualmente no âmbito do "Projecto Social - Ci Barros​"©, retoma a Promoção de Arte em prol da Saúde Mental (Individual e Coletiva), num panorama de fragilidade global. Ainda, nesse mesmo mês, foi uma das Artistas seleccionadas para a "# NotBroken Virtual Art Exhibition" - Kalki Subramaniam Art.
 

Em Novembro de 2020 participou no Open Call "To What We Lost" (Ponder Savant), bem como, foi novamente seleccionada para participar em mais uma Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea, “Entre o Sono e o Sonho” - Vol. XII, Tomo I ("Chiado Books"), sendo, nesta data, a quarta Antologia, desta vertente, em que participa.
 

Em Janeiro de 2021, organiza a Exposição Online de Expressão Fotográfica "Winter Exhibition" ("Atelier D'Arte de Ci Barros - Online Gallery"©), novamente no âmbito do "Projecto Social Ci Barros"©, o qual, que continua, através da Arte, a Promover uma Acção Social positiva, considerando a temática da Saúde Mental (Individual e Colectiva), bem como, realçando a temática de Protecção Ambiental.

Novamente seleccionada para participar no Open Call "Online Open Mic" de Ponder Savant (Califórnia, USA), a 3 de Março de 2021 efectua mais uma participação artística internacional, com uma Criação da sua Colecção "Elementos".

Após a Convocatória Internacional "Acción Sorora" (Instituto de Expresión Visual de la Facultad de Filosofía, Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de San Juan, 2020), em que participou pelo seu Projecto Social, é representação portuguesa, a qual, partilhou com a Filha (Artista Ilustradora MirianBD, igualmente seleccionada); sendo que, vê renovada a sua prestação numa Projecção Pública Colectiva, em espaço físico e plataforma virtual, pelo "Dia Internacional da Mulher/2021".

A 5 de Abril de 2021, participa no Open Call Internacional "Carpe Diem Series" (P.Savant). Volta, igualmente, a estar presente na Antologia de Literatura Livre Colectiva "Liberdade" (Tomo I, Chiado Books, 2021). 

Em Julho, desse mesmo ano, foi seleccionada para participar, pela sua vertente poética, em mais uma Antologia: "Alma de Mar"  (Tomo I, Chiado Books, 2021).

A 15 de Setembro de 2021, no âmbito do seu Projecto Social que enlaça Cultura e Acção Social, é a Artista Anfitriã da Exposição Colectiva Solidária Online "Contrastes", efectuando a Curadoria da mesma, com expresso sentimento de Gratidão por Todos os Artistas, tanto os Inscritos como os 8 pertencentes ao Colectivo de Artistas Solidários, que muito Honram esta Causa com a sua Presença. 

Em Outubro, do mesmo ano, a sua participação poética voltou a ser seleccionada para XIII Antologia Colectiva de Poesia Portuguesa Contemporânea, "Entre o Sono e o Sonho" (Tomo I, Chiado Books), na sequência das suas anteriores participações. Ainda nesse mês, o seu Projecto Social efectuou uma doação de um lote de livros, da sua Obra Poética e Ilustrativa "Improvisos", à Biblioteca Municipal António Botto, a fim de que, os mesmos, fossem colocados à disposição da promoção da leitura, igualmente, nesta comunidade. 


Já em Janeiro de 2022, o seu valor artístico foi reconhecido internacionalmente pela "People & Paintings Gallery" (USA), via Facebook (à data, com 12.259 seguidores, nesta plataforma, a nível mundial), tendo sido nomeada num colectivo de apenas seis Artistas de várias latitudes globais, aos quais, lhes foi atribuída, nesta publicação, uma oportunidade de participação em Open Call a seleccionar.  

 

Em Março de 2022, perante a dramática situação europeia, no seguimento de vários conflitos persistentes a nível global, lança um Open Call Solidário, integrado no seu Projecto Social, a fim de organizar uma Exposição Online com um Colectivo de Artistas Solidários, um movimento de apelo simbólico da Arte pela Paz. Desta forma, faz a Curadoria da Exposição "Art for Peace", inaugurada a 15 de Março de 2022  ("Atelier D'Arte de Ci Barros - OnLine Gallery"©, via Facebook).

Em Julho de 2022, o seu Trabalho Ilustrativo (e o de sua Filha, MirianBD), tem menção na Revista Oficial de Rudson Xaulin (Escritor); bem como, no mês seguinte foi Convidada e Seleccionada para participar em mais uma Antologia Colectiva "Entre o Sono e o Sonho" (Vol. XIV,
Tomo I).  

Após mais doações de lotes da sua Obra "Improvisos" ("Projecto Social - Ci Barros"©), desta feita, a favor de dois Jardins Infantis (Jardim Infantil de P. Sor e Jardim Infantil de Montargil), em Dezembro do mesmo ano, é mencionada, conjuntamente com MirianBD, na publicação de anúncio do inicio da "RX Books" (Editora). 

Em Março de 2023, volta a lançar um Open Call para uma Exposição Colectiva Solidária ("Resilience"), que se foca na promoção de Valores Humanos e de Resiliência, tal como, na necessária Protecção Ambiental. O Evento Expositivo Solidário foi inaugurado em Abril, desse ano, no mesmo mês em que lançou um novo Open Call Solidário: "Artistic Correspondence Exchange". Posteriormente e ainda nesse mesmo mês, iniciou outro Open Call ("Conexão"), pela Promoção de Arte/Artistas Contemporâneos/Cultura. 

A 10 de Outubro de 2023, Dia Internacional da Saúde Mental, inicia um novo Open Call para Artistas, visando uma Exposição Colectiva Solidária ("Natur"). A Exposição Colectiva Solidária, da qual também fez a Curadoria, iniciou-se a 25 de Outubro; sendo mais uma Iniciativa Cultural pertencente ao seu Projecto Social, a qual, novamente promove Arte/Artistas Contemporâneos, igualmente, a temática da Saúde Mental (Individual e Colectiva), estabelecendo o seu enlace com a Atitude e Activismo Artístico face à necessária Sustentabilidade e Protecção Ambiental. 

A 5 de Novembro de 2023 promove uma nova Iniciativa Cultural pela Promoção de Arte/Artistas Contemporâneos, bem como, pelo seu Impacto Positivo a nível da Saúde Mental (Individual e Colectiva), designada "Remembering | Recordando", na qual faz o justo realce das prestações artísticas de maior relevância (junto do Público), de Artistas Solidários; prestações, as quais, registadas em Iniciativas Culturais anteriormente promovidos pelo seu Projecto Social. 

Em Janeiro de 2024, dá inicio a um Open Call para a 2ª Edição da Exposição Colectiva Solidária "Art for Peace": Iniciativa Cultural pela Paz, pela protecção dos Direitos Humanos e Ambientais. Esta Iniciativa, a qual, igualmente promove Arte e Artistas Contemporâneos, a Saúde Mental e o Bem Comum, ficou patente, a 20 de Janeiro, na sua Galeria de referência.

Integrada no seu Projecto Social, a 24 de Fevereiro de 2024, lançou uma nova Iniciativa Cultural pela Promoção de Arte/Artistas Contemporâneos vivos, pela Protecção da Vida, pelo Impacto na Saúde Mental e o Bem Comum, na forma de um novo Projecto Expositivo, denominado "Artists for Life", o qual, foi difundido a partir de 6 de Março desse mesmo ano. 
 

Ainda, quanto ao mencionado "Projecto Social - Ci Barros"© e através da sua extensão na Página "Atelier D'Arte de Ci Barros"© (via Facebook.com, desde 2015), a mesma efectua a Promoção/Divulgação de Arte, de Cultura, mas também, efectua Serviço Cívico diário, pela sua vertente de Acção Social que visa, igualmente, a promoção da Saúde Mental, bem como, de questões relacionadas com a Preservação Ambiental e a Sustentabilidade Global.
 

Todo o seu trabalho Artístico, Literário e Social é dedicado à sua Filha – Sua Inspiração Maior.
 

​

bottom of page